5 cursos técnicos para fazer em casa Hoje

Está interessado em cursos técnicos para fazer em casa? Hoje vamos falar sobre o que é o curso técnico e passar um lista com 5 cursos técnico para fazer em casa.

O que é um Curso Técnico?

O curso técnico é voltado para a capacitação de profissionais para entrar no mercado de trabalho. Dessa maneira, ele conta com uma quantidade maior de conteúdos práticos na matriz curricular.

Eles podem inclusive ser feitos após o Ensino Médio ou então se mesclar com essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso.

Ele dura normalmente de dois a três anos, a depender da área de atuação.

O curso técnico funciona como um intermediário entre o ensino médio e o ensino superior. E assim que você conclui seus estudos, estará apto para trabalhar como técnico no setor que escolheu.

Ao concluir o curso você tem direito a receber um diploma, válido em todo o território nacional. Terá o título de técnico da área escolhida, uma vez que o conhecimento adquirido é focado em aspectos característicos.

Como fazer um Curso Técnico

O primeiro passo é escolher qual o Curso Técnico você deseja cursar. No momento existem mais de 180 cursos técnicos disponíveis em instituições de ensino de todo o país.

Após escolher o curso basta se matricular na instituição de ensino da sua cidade caso a decisão seja pelo presencial, ou realizar a matricula em alguma plataforma de ensino EAD e se esforçar para ser um ótimo profissional na área escolhida.

É preciso fazer prova para entrar em um curso técnico?

A resposta para essa pergunta é sim, é necessário realizar uma prova para entrar em um curso técnico. Cada instituição tem o seu método para aplicar a prova e editais diferentes.

A prova para entrar em um curso técnico raramente sai do formato de múltipla escolha. Existem dois tipos de prova.

A primeira é voltada para os que buscam um curso técnico integrado ao Ensino Médio, um exemplo são os IF’s que possuem unidades em diversos estados. A outra é para o grupo que já terminou a educação básica e quer uma qualificação a mais.

5 cursos técnicos para fazer em casa

Hoje vamos falar sobre as opções de curso técnico para fazer em casa e estão em alta no mercado de trabalho. Segue a lista:

1- Técnico em Administração

O técnico em Administração tem um leque de oportunidades gigante e encontra diversas oportunidades no mercado de trabalho, pois empresas de todos segmentos precisam de pessoas do setor da administração.

Instituições podem contratá-lo para trabalhar no setor de Finanças, Gestão de Pessoas, Contabilidade e até Marketing.

2- Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em Segurança do Trabalho elabora projetos e faz inspeções com o propósito de prevenir que situações de risco e acidentes de trabalho aconteçam.

Com a grande quantidade de obras de construção civil, o mercado para segurança do trabalho cresceu e esses profissionais são cada vez mais requisitados. Além da área de construção, as indústrias também precisam desses técnicos para garantir a segurança de seus trabalhadores no dia a dia da empresa.

3- Técnico em Marketing

O curso técnico de Marketing tem até dois anos de duração e como objetivo formar profissionais aptos a projetar e implementar planos de marketing, realizar análises de vendas, preços e produtos.

Com este técnico, o estudante terá a capacitação necessária para desenvolver projetos de comunicação, fidelização de clientes e cuidar da relação com fornecedores.

4- Técnico em Recursos Humanos

A formação do técnico em Recursos Humanos conduz o trabalhador a prestar apoio no processo de gestão de pessoas em empresas de variados portes.

Ademais, é ele quem lida com a análise de benefícios, pesquisa de direitos trabalhistas, demissão e contratação de funcionários na empresa.

5- Técnico em Logística

Com duração de um ano e meio, o técnico em logística acompanha tudo o que envolve transporte de mercadorias e serviços de uma empresa.

O técnico é quem cuida da gestão operacional e busca a forma mais eficiente e econômica de aumentar a produtividade da empresa onde trabalha.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *