É preciso fazer prova para entrar em um curso técnico?

É preciso fazer prova para entrar em um curso técnico? Essa é uma dúvida comum para muitos e hoje nós iremos responder se é necessário fazer uma prova para entrar em um curso técnico.

O que é um Curso Técnico?

O curso técnico é voltado para a capacitação de profissionais para entrar no mercado de trabalho. Dessa maneira, ele conta com uma quantidade maior de conteúdos práticos na matriz curricular.

Eles podem inclusive ser feitos após o Ensino Médio ou então se mesclar com essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias do ensino médio em um só curso.

Ele dura normalmente de dois a três anos, a depender da área de atuação.

O curso técnico funciona como um intermediário entre o ensino médio e o ensino superior. E assim que você conclui seus estudos, estará apto para trabalhar como técnico no setor que escolheu.

Ao concluir o curso você tem direito a receber um diploma, válido em todo o território nacional. Terá o título de técnico da área escolhida, uma vez que o conhecimento adquirido é focado em aspectos característicos.

É preciso fazer prova para entrar em um curso técnico?

A resposta para essa pergunta é sim, é necessário realizar uma prova para entrar em um curso técnico. Cada instituição tem o seu método para aplicar a prova e editais diferentes.

A prova para entrar em um curso técnico raramente sai do formato de múltipla escolha. Existem dois tipos de prova.

A primeira é voltada para os que buscam um curso técnico integrado ao Ensino Médio, um exemplo são os IF’s que possuem unidades em diversos estados. A outra é para o grupo que já terminou a educação básica e quer uma qualificação a mais.

Como fazer um curso técnico

O primeiro passo para fazer o curso técnico é escolher qual o curso que você deseja cursar. No momento existem mais de 180 cursos técnicos disponíveis em instituições de ensino de todo o país.

O segundo passo é obter informações de quando as inscrições para fazer a prova começam e acompanhar o edital que a instituição fornece para não perder nenhuma data importante.

Instituições de Ensino

Aqui vamos falar sobre as instituições que ofertam o curso técnico. Alguns ocorrem de modo presencial e outros na modalidade online. Segue a lista:

IFRJ IF’s de todo o país disponibilizam curso técnicos gratuitos, basta acompanhar para saber a data de inscrição para o processo seletivo.

Senac – Hoje, o Senac está presente em mais de 1.700 municípios, em todo canto do Brasil, onde mantém infraestrutura de ponta para todos.

Senai – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina.

Educa Mais Brasil – O Educa Mais Brasil é o maior programa de Bolsas de Estudo do país permite que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais.

Dicas para se sair bem uma prova de curso técnico

Essas dicas irão te ajudar a entrar em um curso técnico de maneira mais tranquila.

1- Provas de anos anteriores

A maioria das instituições fornecem no site as provas de anos passados, deste modo você pode baixar as provas e estudar por elas mesmo, dê ênfase àqueles assuntos em que estiver com mais dificuldade.

2- Cronograma de estudos

Provas usadas como critério para entrar em cursos e instituições costumam ser extensas no conteúdo, para não se perder crie uma planilha com os dias da semana e as matérias que irá estudar em cada dia, pesquise sobre cronograma de estudos para ter ideia de como fazer o seu.

3- Treine seu aprendizado

Estudar não é apenas ler sobre o conteúdo. Para você realmente saber se entendeu o conteúdo estudado é necessário fazer exercícios, assim será mais fácil saber o que deve ser revisado e o que você já dominou.

No seu cronograma de estudos reserve um tempo apenas para fazer questões.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.