Como fazer um dos cursos Fuvest?

Está interessado em fazer o vestibular da Fuvest, mas não sabe direito o que a instituição faz, nem como se inscrever? Hoje vamos te explicar sobre a Fuvest e como fazer sua inscrição para a prova.

Fuvest

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é a instituição responsável pela elaboração do vestibular da USP, considerado o segundo maior processo de seleção universitária do Brasil. Na penúltima edição, mais de 129 mil candidatos se inscreveram para a prova.

A organização foi fundada em 1976 com o objetivo de desenvolver o vestibular que pudesse selecionar apenas os melhores alunos para integrar o núcleo da USP.

Atualmente, a Fuvest realiza apenas o vestibular da universidade paulista. Porém, anteriormente, a instituição também já foi responsável por realizar a seleção de outros processos seletivos, tais como:

– Fundação de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP): entre os anos de 1988 e 2016.

– Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB): entre os anos de 1996 e 2010.

USP

A Universidade de São Paulo é uma das quatro grandes universidades públicas mantidas pelo Governo do Estado de São Paulo, juntamente com a Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Como funciona o vestibular da Fuvest?

Independente do curso e da área escolhida, o vestibular da Fuvest é realizado em duas fases: a primeira, com questões de múltipla escolha, e a segunda, composta de questões dissertativas e voltada a conteúdos mais específicos da área escolhida.

Embora possuam abordagens diferenciadas, as etapas exigem bastante estudo, preparo e concentração dos candidatos.

Qual é a diferença entre Fuvest e vestibular da USP?

Apesar da Fuvest ser a instituição responsável pela produção da prova, o seu nome se popularizou como um apelido para o vestibular da USP. Ou seja, quando você encontrar alguma informação sobre a Fuvest, muito provavelmente, o tema abordado é o processo de seleção da Universidade de São Paulo.

O que levar no dia da prova?

Para o momento da prova, alguns itens são obrigatórios:

  • Caneta esferográfica azul ou preta;
  • Documento de identidade original com foto (RG, carteira de motorista, carteira de trabalho e previdência social);
  • Uma foto 3×4 recente, para a segunda fase.

Além disso, não é proibido levar lápis, borracha, apontador e régua.

A lista de coisas que não podem ser levadas no dia da prova é mais extensa. Por isso, acreditamos que seja importante destacá-las aqui. Confira:

  • Qualquer tipo de relógio;
  • Protetores de ouvido e fones de ouvido;
  • Todo tipo de dispositivo eletrônico como celulares, calculadoras, computadores, tablets, máquinas fotográficas, filmadoras;
  • Material impresso ou anotações;
  • Canetas que não sejam esferográficas;
  • Corretivo;
  • Bonés, gorros ou chapéus.

É importante para os candidatos lembrar de levar água para manter a hidratação durante a prova e, se bater aquela fome, alimentos leves como lanches integrais, frutas, nozes ou castanhas são ótimas opções.

Como fazer a inscrição para a Fuvest

Esta é uma etapa super importante, afinal, é o momento de selecionar qual carreira você pretende seguir e até 4 opções de cursos, o que será importante caso você seja aprovado para sua segunda opção.

Fique atento também a questões como o período em que o curso é oferecido (matutino, noturno ou integral) e a localização do campus, uma vez que a USP conta com unidades na cidade de São Paulo e no interior do Estado.

Com as informações necessárias em mente, é só ficar de olho nas datas de inscrição, taxas e condições para conseguir isenção ou redução dos valores no momento da inscrição, a inscrição é realizada no site da Fuvest.

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.